Blefaroplastia

Blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, tem como objetivo tratar os excessos da pele palpebral e corrigir a protusão das bolsas de gordura. Com o envelhecimento, essas estruturas vão perdendo sua elasticidade, tornando-se cada vez mais frouxas, o que provoca um aspecto de cansaço, tristeza e até podendo prejudicar a visão.

Indicação

Pacientes com flacidez, excesso de pele ou profusão de bolsas de gordura nas pálpebras superiores e/ou inferiores, o que muitas vezes provocam a redução do campo de visão.

A cirurgia

É realizada em ambiente hospitalar e/ou clínica, sob anestesia local com sedação. A duração aproximada é de 1 hora e meia.

– Pálpebras superiores

É realizada uma incisão em forma de fuso, sendo retirado o excesso da pele e músculo. A profusão das bolsas de gordura é tratada. A cicatriz resultante ficará oculta no sulco da pálpebra.

– Pálpebras inferiores

É realizada uma incisão horizontal próximo à linha dos cílios, permitindo o descolamento da pele com ressecção de seu excesso. Por esta mesma via, temos acesso as bolsas palpebrais que são reduzidas. A cicatriz resultante ficará disfarçada na região e praticamente imperceptível. Em pacientes mais idosos, pode-se corrigir a flacidez da estrutura tarsal, reposicionando a margem palpebral em um procedimento conhecido com Cantopexia.


Perguntas Frequentes

Como é feita a Blefaroplastia?
O cirurgião marca a área de pele excedente nas pálpebras superiores, inferiores e injeta anestésico no local. Então a incisão é realizada e o excesso de pele e gordura são retirados.

Quando os pontos são removidos?
Os pontos são removidos de 4 a 7 dias.

Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?
Apesar de muita gente achar que é uma cirurgia para idosos, não existe uma idade ideal. O momento ideal é quando o problema surge, geralmente após os 30 anos.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?
As cicatrizes ficam disfarçadas nos sulcos naturais da pele.

Qual o tipo de anestesia?
Em geral, a Blefaroplastia é realizada com anestesia local, às vezes com sedação. Em casos excepcionais, outros tipos de anestesia podem ser utilizados.

Há dor no pós-operatório?
A sensibilidade a dor é muito subjetiva. Geralmente o pós-operatório deste procedimento não é doloroso.

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?
O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Nos casos de melhor recuperação, após o 5º dia o aspecto da face já parece bem natural. Outros não conseguem tais resultados antes da primeira semana. Contudo, os 3 primeiros dias são os mais problemáticos sob este aspecto, e o uso de óculos de sol é recomendável.

Qual o período de internação?
Anestesia local: de 4 a 8 horas. Anestesia geral: 12 a 24 horas.

Quanto tempo dura a Blefaroplastia?
Normalmente, em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo.

O que são as “manchas roxas ou avermelhadas ” observadas em certos casos?
O sangue infiltrado na pele próxima às pálpebras, ou mesmo na conjuntiva ocular são responsáveis por essas manchas. Não são problemas sérios, mas uma intercorrência transitória e reversível decorrente do trauma cirúrgico.

Quando atingirei o resultado definitivo?
Após o 3º mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subsequentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia?
Não necessariamente, mas é recomendável usar compressas frias várias vezes por dia. O ideal é seguir as orientações do seu cirurgião.

Cirurgia Plástica - Especialidades

Rosto
Mama
Corpo
Estética
Outros procedimentos

Conheça a Clínica

Nossa clínica está localizada na Avenida 15 n° 950 – Centro – Barretos/SP


Telefones: (17) 3322-0002 / (17) 3322-5484 / (17) 99164-8811


Saiba mais

Dr. José Carlos Ribeiro Júnior

Médico especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


CRM–SP: 130096 | RQE: 49294


Saiba mais