Ritidoplastia

Ritidoplastia significa tratamento cirúrgico das rugas, um procedimento que visa restaurar a harmonia e jovialidade da face. Com o envelhecimento, a pele e suas estruturas vão perdendo elasticidade e se tornando cada vez mais flácidas. Esta condição é traduzida em excessos de pele, sulcos acentuados, rugas de expressão, perda de contorno da mandíbula e do pescoço. A técnica operatória deste verdadeiro Lifting facial permite que se tracione a pele e suas estruturas profundas de forma a restaurar a posição que ocupavam durante a juventude.

Indicação

Pacientes que apresentam graus significativos de flacidez na face. Este quadro se traduz por excessos de pele visível, queda de estruturas como sobrancelhas e pálpebras, surgimento de rugas (frontais, glabelares, “pés de galinha”), sulcos acentuados (“bigode chinês”, “linha da marionete”) e perda do contorno natural, com má definição de estruturas como o arco da mandíbula e malares (maçãs do rosto).

A cirurgia

Realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Duração aproximada de 4 a 6 horas. Dependendo da localização e do grau de flacidez, podemos propor 3 métodos:

– Lifting de 1/3 superior (Frontal)

Técnica é usada para casos de rugas glabelares, frontais e queda dos supercílios. É realizada uma incisão no couro cabeludo ou na linha do cabelo pela qual toda a pele é descolada com as estruturas profundas, possibilitando o tratamento dos músculos além de tracionar e ressecar o excesso de pele. Pode ser realizada por videoendoscopia.

– Lifting de 1/3 médio

Técnica usada para rugas na região dos olhos, nariz e boca, tais como os pés de galinha, marionete e o bigode chinês. É realizada uma incisão que se inicia dentro do cabelo ou na linha anterior da costeleta e se prolonga inferiormente à orelha, até circundá-la posteriormente. Por essa incisão a pele é descolada, tracionada, seu excedente removido, juntamente com o reposicionamento das estruturas profundas para nova definição dos contornos da face.

– Lifting de 1/3 inferior (pescoço)

Usada para casos de flacidez por excesso de gordura e pele abaixo do queixo e do pescoço. Neste as incisões iniciam-se na parte anterior da orelha e terminam na linha capilar do pé do cabelo. A pele do pescoço é descolada, tracionada, seu excedente e o excesso de gordura removidos e as estruturas profundas reposicionadas.


Perguntas Frequentes

Se eu fizer Ritidoplastia, quantos anos vou rejuvenescer?
Não é possível precisar idade e fazer com que o paciente tenha de volta seu rosto de 20 anos. O que acontece é que a fisionomia atual ficará mais jovial. Além disso, essa cirurgia não interrompe o processo de envelhecimento. Didaticamente, o que ela faz é simplesmente com que o envelhecimento continue a partir de um ponto anterior

Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?
As cicatrizes serão permanentes, apesar de serem discretas e irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo.

Por quanto tempo persiste o resultado da Ritidoplastia?
A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retarda visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retarda, mas não interrompe o processo evolutivo do organismo”. Em alguns casos, há necessidade de retoques após certo tempo.

Há risco nessa operação?
Todo procedimento cirúrgico está sujeito a riscos, que podem ser minimizados. Raramente a Ritidoplastia determina sérias complicações se feitas dentro dos critérios técnicos consagrados.

As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?
Sim, pois é a única maneira de se avaliar o resultado obtido. As fotografias dos (as) pacientes fazem parte de seus prontuários médicos e não podem ser usadas para outro fim.

Que tipo de anestesia é utilizada para a Ritidoplastia?
Tanto a anestesia geral quanto a local ou a associada são utilizadas, dependendo de cada caso. Seu cirurgião deverá sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá se estender de 3 a 4 horas, dependendo do caso

Qual o tempo de internação?
De 12 até 24 a 36 horas, de acordo com a necessidade de cada caso, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.

São utilizados curativos?
Sim. Geralmente são utilizados curativos secos. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período

Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?
Não obrigatoriamente. Poderá ser recomendada a aplicação de compressas de algodão embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser trocadas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

Há dor no pós-operatório?
O pós-operatório geralmente não apresenta problema de dores, desde que o (a) paciente observe as recomendações do cirurgião. Ocasionalmente poderá ocorrer discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésico de linha comum.

Quando são retirados os pontos?
A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 5 a 7 dias. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), após 8 a 12 dias.

Quando poderá ser utilizada maquiagem?
Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 5º dia. Seu cirurgião poderá fornecer-lhe maiores detalhes a esse respeito.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?
Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 4ª semana.

O “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?
Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado.

O resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?
Depende muito da expectativa do paciente e isso deve ser conversado à exaustão com o seu cirurgião no pré-operatório. Assim, se houver o acordo entre expectativas, um resultado satisfatório é obtido.

Cirurgia Plástica - Especialidades

Rosto
Mama
Corpo
Estética
Outros procedimentos

Conheça a Clínica

Nossa clínica está localizada na Avenida 15 n° 950 – Centro – Barretos/SP


Telefones: (17) 3322-0002 / (17) 3322-5484 / (17) 99164-8811


Saiba mais

Dr. José Carlos Ribeiro Júnior

Médico especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


CRM–SP: 130096 | RQE: 49294


Saiba mais